No mundo da joalheria, as semijoias banhadas a ouro e ródio branco são os tipos de peças com o melhor custo-benefício, em comparação com as joias e bijuterias.
Isso acontece porque essas peças são feitas de uma liga metálica revestida com uma camada que contém ouro, proporcionando qualidade a um preço acessível.
Esse revestimento das semijoias é bastante conhecido como “folheado”, “banhado”, “banhado a ouro feminino”.
São termos que indicam dois processos distintos de finalização do acabamento das peças. Mas afinal, qual é a diferença entre banho e folheação?
Quando falamos em semijoias, estamos nos referindo a uma peça formada por uma liga metálica, que recebeu um revestimento composto por metais preciosos: ouro, prata, ou ródio branco.
Esse revestimento tem, basicamente, duas funções: o primeiro é compor o design e a estética da peça, pois é parte do acabamento. A segunda é agir como uma camada protetora da peça, evitando corrosão ou danos.
Encontra na Atina Joias:

O Que São Semijoias Banhadas Com Ouro?

Quando nos referimos ao banhado a ouro, estamos falando em um processo eletroquímico, onde as peças ainda sem revestimento são mergulhadas no composto que contém o ouro ou outro metal precioso.
Esse processo é chamado tecnicamente de galvanização ou galvanoplastia. Durante a galvanoplastia, as peças adquirem algumas das últimas características estéticas.
No caso do ouro, nesta etapa é definida a tonalidade da peça (mais claro, escuro, amarelado, rosé).
Além disso, é também neste momento que a fábrica determina aspectos importantes referentes à durabilidade do revestimento da peça, tendo como base no tempo em que ela fica mergulhada na solução ou na quantidade de banhos aplicados.
Você sabia que a peça deve ter um revestimento de metal precioso com, no mínimo, 0,02 mm, de espessura?
Peças com revestimento inferiores são consideradas bijuterias. A Atina busca peças banhadas com 10 milésimos. Ou seja, aliança banhada a ouro, cordão banhado a ouro e anel banhado a ouro têm alta qualidade e uma curadoria rigorosa.
O Que São Semijoias Folheadas?
Por sua vez, as peças folheadas a ouro têm um aspecto estético semelhante ao banho, mas com diferenças fundamentais no processo de fabricação. Folhear significa que a peça vai ser prensada contra uma folha bem fina do metal precioso.
É uma técnica artesanal antiga, lenta e cada vez mais em desuso. E a qualidade fina do processo depende bastante do cuidado do artesão.
Qual A Diferença Entre Banhado A Ouro X Folheado A Ouro?

A folheação e a galvanoplastia (banho) são dois processos de revestimento bem distintos. No primeiro, a peça é prensada contra uma folha bem fina de ouro, em escala artesanal.
Já no chamado banho, conforme citamos acima, as peças são mergulhadas em uma solução que contém ouro, em um processo eletroquímico com controle de qualidade e volume em escala industrial.
Do ponto de vista estético, considerando que, tanto na folheação, quanto no banho, as peças passaram por um processo de revestimento bem executado, elas ficam semelhantes.
O que realmente vai diferenciar é a durabilidade das peças banhadas, e a possibilidade de produzir em escala, com um processo controlado, que permite garantir determinada qualidade no revestimento.
Como Prolongar A Vida Útil Das Semijoias Banhadas A Outro?

Uma pergunta comum é: banhado a ouro dura quanto tempo? E a resposta é: depende! Para garantir a durabilidade de suas peças banhadas a ouro ou outro metal precioso é fundamental seguir as seguintes orientações:
1 – Suor No Corpo
O suor danifica o revestimento das peças, por isso, limpe-as com frequência, utilizando uma flanela mágica. Isso vai ajudar a evitar o escurecimento e a oxidação da peça.
Quando houver acúmulo de resíduos que não são eliminados pela flanela, pode ocorrer perda de brilho e o escurecimento da peça.
Nesses casos, além da limpeza com a flanela, lave as peças banhadas a ouro com sabão neutro e água morna. Lembrando que este tipo de limpeza é aconselhado para o cotidiano. Não se esqueça de secar bem.
Uma boa dica é usar o secador de cabelo.
2 – Produtos De Limpeza
As semijoias possuem algumas camadas. Por isso, ao manusear produtos químicos, o banhado a ouro escurece. Portanto, retire sua peça antes de iniciar.
3 – Evite Usar Suas Peças No Mar e Piscina
Banhado a ouro pode molhar com água “de casa”. Porém, evite o contato das peças com a água do mar e piscina para preservá-las por mais tempo.
O contato recorrente pode deixar as peças escuras em um curto espaço de tempo. Já o sal e a areia podem arranhar a superfície das peças e desgastar o seu banho.
4 – Perfumes E Hidratantes
Se o perfume ou cremes forem passados diretamente sobre a peça, com o tempo vão danificá-la, em função dos produtos químicos presentes na sua composição.
Sendo assim, o indicado é passar o perfume ou cremes, esperar secar e, depois, colocar a semijoia.
5 – Cuidado Com As Quedas
Evite derrubar suas peças, pois as quedas podem romper elos de colares e pulseiras, desprender pedrarias, além de danificar o banho.
6 – Armazene As Peças Individualmente
Escolha sempre um local seco e limpo para guardar suas semijoias. Use um porta-joias, gavetas ou caixinhas com divisórias. Evite guardar muitas peças juntas, pois elas podem se enroscar e quebrar. Uma dica é armazenar dentro de saquinhos!
7 – Lustre Com Uma Flanela
Use uma flanela macia para limpar e lustrar suas peças após o uso. Esse procedimento vai retirar o suor e sujidades mais superficiais do uso no dia a dia, causado pelo ácido úrico e produtos químicos.
A Atina tem flanelas para limpeza exclusivas. Confira!
Conclusão
Os produtos banhados a ouro, prata ou ródio branco estão entre as joias com melhor custo-benefício.
Ao adquirir uma peça com um vendedor de confiança, você vai adquirir acessórios fabricados em processos industrializados, com controle de qualidade e posterior garantia para a peça e os revestimentos.
Além disso, com um custo acessível, você pode acompanhar as tendências de cada salão da moda, alinhando as peças ao seu look específico para cada ocasião.