Saiba Como Limpar Semi Joia E Dicas Práticas

limpar-semi-joias

Se você também ama semijoias, provavelmente está sempre “vestida” com seus anéis, brincos, colares e pulseiras. E pode continuar assim. O look fica simplesmente lindo, com a marca da sua personalidade!

Nesse artigo, vamos compartilhar várias dicas sobre como continuar usando muito seus acessórios e tomar certos cuidados para aumentar a durabilidade deles. Então pegue seu café, sente confortável e tenha uma ótima leitura!

Encontra na Atina Joias:

O Que É Bom Para Limpar Semijoias?

o-que-e-bom-para-limpar-semi-joias

Nos já abordamos em outro artigo quais materiais são bons para limpar seus acessórios e aqueles que devem ser evitados. Porém, saber o que usar para limpar semijoias douradas e prateadas é muito importante e, claro,  vale o reforço.

Constantemente, recebemos perguntas sobre esse assunto, como essas: o que fazer quando a semijoia escurece? Como dar banho de brilho em semijoias? Como recuperar joias escurecidas? Pode lavar semi joia com pasta de dente?

Nós, da Atina Joias, gostamos de agir com segurança em relação aos materiais empregados na limpeza. 

Por isso recomendamos uma limpeza periódica com flanela mágica e, quando a sujeira estiver impregnada, lavar com uma escova macia em água corrente e sabão neutro.

Atenção: NÃO USE pasta dental, água, quente, acetona, álcool ou outros produtos químicos na limpeza de semijoias! Eles agridem o banho em ouro, o verniz e as pedras, podendo causar danos irreversíveis.

Como Limpar Semijoias?

como-limpar-semi-joias

Oxidadas

As semijoias de qualidade demoram para apresentar oxidação no banho, e/ou outros elementos. Quando ocorre é pela ação do tempo, suor ou contato com produtos químicos.

Douradas E Prateadas

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao procedimento de limpeza correto em peças douradas e prateadas, mas elas são basicamente as mesmas. O que causa confusão é a proliferação de orientações incorretas.

Na dúvida, lembre-se da Atina e opte pela segurança: água corrente em temperatura ambiente, detergente neutro, escova de cerdas macias, secagem a frio e lustrar com flanela mágica.

Esse cuidados vão garantir a integridade da peça.

Brincos

Embora o procedimento de limpeza seja basicamente o mesmo para as semijoias, há alguns cuidados básicos necessários para fazer a higienização correta de cada tipo peça. 

Afinal, pode haver elementos e adornos distintos, assim como alguns pontos frágeis.

No caso específico dos brincos, há vários modelos com pedras, cravações e micro detalhes que fazem parte do corpo da peça ou estão unidas a ela. Nesses espaços, é comum haver acúmulo de resíduos.

Outro ponto de atenção são as próprias pedras, que sofrem a perda do brilho. Limpe elas com atenção e depois lustra-as com a flanela. Mas cuidado para não aplicar muita força.

Ademais, os procedimentos de limpeza são os mesmos de outras peças:

– Tire seus brincos e separe das tarraxas, que devem ser higienizadas separadamente. Em seguida, deixe sob água corrente;

– Aplique um pouco de detergente neutro (ou sabão de coco) e proceda com a higienização do corpo das peças e das pedrarias. Dê atenção aos cantos e frestas. E lembre-se de usar uma escova de cerdas macias;

– Quando os brincos estiverem limpos, use um pano ou papel absorvente para secar bem. Use também um secador de cabelo em temperatura fria, para ajudar a secar bem. Principalmente em peças com pedrarias;

– Em seguida lustre seu brinco com a flanela mágica, para que ela tenha o brilho e a beleza de antes. 

Anéis Folheado, Braceletes, Colares E Pulseiras

limpar-semi-joias-aneis-braceletes-colares-pulseiras

Seguindo a mesma ideia dos brincos, os anéis, braceletes, colares e pulseiras também passam pelo procedimento básico, mas com alguns cuidados básicos. 

Como elas estão constantemente em contato com grandes áreas de pele, também estão expostas a mais elementos agregadores de resíduos.

Para os braceletes, colares e pulseiras, há maior acúmulo de perfumes, cremes, suor e até mesmo poeira em ambientes abertos. 

E os anéis estão sujeitos aos mesmos elementos, incluindo o uso de álcool gel e o contato das mãos com vários tipos de superfícies.

Essa diferença nas condições de uso pode demandar uma limpeza mais frequente que os brincos. E o procedimento deve ter alguns cuidados extras, pois, além das pedrarias, as peças mais longas costumam ter vários elos e também outros pontos mais frágeis.

Considerados estes cuidados especiais, o processo de limpeza é o mesmo:

– Tire seus colares, pulseiras ou braceletes em um espaço aberto, sem risco de enroscar em algum lugar. Em seguida, deixe sob água corrente;

– Aplique um pouco de detergente neutro (ou sabão de coco) e proceda com a higienização, cuidando para não pressionar ou puxar os elos, que podem se romper. E lembre-se de usar uma escova de cerdas macias;

– Quando os colares e pulseiras estiverem limpos, use um pano ou papel absorvente para secar bem. Use também um secador de cabelo em temperatura fria, para ajudar a secar bem;

– Em seguida lustre suas peças com a flanela mágica, sempre cuidando para não amassar ou romper os elos. 

Com Zircônias E Pedras Naturais

Zircônias e pedras, tanto naturais como semipreciosas, são adornos aplicados às semijoias após um processo de polimento para aumentar seu brilho. E sofrem a ação do tempo, assim como as partes metálicas.

Em geral, ocorre o escurecimento e perda de brilho, com acúmulo de resíduos nas laterais, pequenas frestas, e na junção com a estrutura da peça. E o procedimento de limpeza deve ser semelhante às outras peças:

– Deixe as partes com pedras e zircônias sob água corrente;

– Aplique um pouco de detergente neutro (ou sabão de coco) e proceda com a higienização usando uma escova com cerdas macias, dando atenção especial aos cantinhos;

– Depois de efetuar o procedimento de limpeza, use um pano ou papel absorvente para secar bem. Utilize também um secador de cabelo em temperatura fria.

– E por fim lustre as pedrarias com a flanela mágica, para que ela tenha o brilho e a beleza de antes. 

Como Diferenciar Sujeira De Oxidação

Quando a sua peça estiver sem brilho ou escurecida, é importante averiguar se o problema é apenas acúmulo de resíduo ou se a peça já está em processo de oxidação. E como verificar? É necessário fazer a limpeza da peça, seguindo as dicas acima.

Se for apenas resíduos, após lavar bem com os produtos corretos e com cuidado, lustre a peça com a flanela mágica (COM a flanela mágica), a semijoia vai recuperar o brilho e perder o aspecto escurecido.

Por outro lado, se ela inda está escurecida, iniciou-se a oxidação e banho em ouro ou ródio branco já está danificado. Nesses casos, sugerimos que você envie as peças para um novo banho, que vai deixá-la revitalizada.

Dicas De Como Guardar As Suas Semijoias Para Durar Mais

dicas-para-limpar-semi-joias

Além da limpeza periódica, para conservar as semijoias por muito tempo, é fundamental organizar adequadamente. Com isso, você evitará riscos por fricção, enroscos entre peças, amassamento de elos e hastes, etc. 

Para evitar essas situações, siga essas dicas da Atina

– Armazene as semijoias em um local adequado: um porta-joias com nichos únicos;

– Mantenha as peças (e o porta-joias) protegido do sol e da umidade;

– Deixe-as longe de perfumes, cremes ou qualquer líquido que possa entrar em contato;

– Para organizar, sugerimos separar por categorias e tipos. Se você tem várias peças e precisa usar cada nicho para mais de uma peça;

– Use saquinhos de tecido para separar as peças maiores e as correntes. Isso vai evitar em elas fiquem expostas a riscos e enroscos.

Conclusão

O que pudemos aprender nesse artigo? Entre outras coisas, o principal aspecto é que podemos aumentar muito a durabilidade das nossas peças fazendo as limpezas periódicas.

Mas não qualquer limpeza. É fundamental que ela seja feita seguindo as orientações acima: método e produtos corretos. Fazendo isso, suas peças vão durar muito tempo, lindas e cheias de brilho!

1 Comment

  1. […] as opções da Atina, esse problema acabou. Venha conhecer algumas ideias de presente de Natal com semijoias banhadas em ouro, ou Prata 925, que vão tornar esse momento único. A presenteada vai […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *