Cuidados Com Semi Joias: 10 Dicas Para Conservá-las

cuidados-com-semi-joias

Para manter sua durabilidade e beleza por mais tempo, é fundamental ter cuidados com as semi joias, afinal elas são peças delicadas e sofisticadas. São ações simples, que farão muita diferença na aparência das suas peças.

Nós separamos 10 dicas de cuidados com joias, para lhe ajudar a ter peças sempre lindas e impecáveis, livres de riscos, oxidação ou desgastes prematuros. Então continue a leitura para saber como cuidar das semi joias.

Encontra na Atina Joias:

Quais Os Principais Cuidados Com Semijoias?

cuidados-com-semi-joias

Para manter o brilho e a durabilidade, é importante mau uso semijoias, ou saber o que não fazer com elas. Por exemplo: evitar o contato com produtos químicos, cosméticos, higienizar as peças periodicamente, e outras ações vão garantir peças lindas e duráveis.

Cuidado Com Perfumes E Hidratantes

Cremes hidratantes, perfumes, ou qualquer tipo de cosméticos são nocivos ao acabamento das semijoias. Mas não se preocupe. Você não vai precisar eliminá-los. Uma simples reorganização na forma de uso será suficiente.

Nós sugerimos que você faça a aplicação dos cremes ou perfumes antes de montar seu look e, depois, aguarde alguns minutos para secar. Feito isso, pode usar seus brincos e colares com tranquilidade, sem medo de danificar. 

Esse cuidado é importante porque quando um perfume ou creme entra em contato com uma semijoia, ocorre uma reação química que enfraquece o revestimento e causa o acúmulo de resíduos nas laterais das pedras e cravejações. 

Essa simples mudança de procedimento é um cuidado bem simples, que vai fazer muita diferença para manter a durabilidade e o brilho por muito tempo.

Evite O Contato Com Produtos Químicos

Assim como os cremes e perfumes, outros produtos químicos podem danificar o banho em ouro, o ródio branco, as zircônias, pérolas, cristais e outras pedras. Portanto, quando manusear produtos químicos, retire suas semijoias.

Se você estiver na praia ou piscina, a sugestão é tirá-las, pois o contato com protetor solar aplicado sobre o calor pode danificar a cobertura e até mesmo a cor das pedras, além do próprio cloro e os resíduos que vão se acumular.

E seguindo a mesma linha de pensamento, evite tomar banho com suas peças. Além dos efeitos danosos da água quente, o sabonete deixa-as opacas e provoca o mesmo acúmulo de resíduos, deixando-as com aparência envelhecida!

Faça A Limpeza Com Água E Sabão Neutro

O terceiro passo para você saber como cuidar das semi joias, é fazer uma limpeza periódica com água corrente e sabão neutro. E essa etapa sempre gera dúvidas, já que há muita informação desencontrada veiculada na web.

Vamos começar pelo começo: então, pode lavar? Sim, pode! 

Mas deve ser com água corrente, sabão neutro e uma escova com cerdas suaves. Pois, como explicamos anteriormente, produtos químicos causam danos. Além disso, as escovas duras riscam a cobertura. 

Após finalizar a lavação de cada peça, confira se sobrou algum resíduo nas cravejações, pedras, vincos ou outros detalhes. Na sequência, seque as peças com um pano seco macio e use uma flanela mágica para lustrar. 

Atenção: deve ser a flanela mágica!

Como nunca é demais relembrar, não faça a limpeza com acetona, sabonete, creme dental, álcool ou qualquer outro tipo de produto químico.

Não Use As Peças Para Fazer Exercícios Físicos

Outro momento em que recomendamos evitar o uso das semijoias é durante a prática de exercícios físicos. Por dois motivos: produção/aumento do suor e pela própria movimentação, que pode causar danos à peça e machucar a usuária.

O suor contém várias substâncias nocivas, entre elas, o sal e ácido úrico, que agridem o revestimento, as pedras e a própria estrutura da peça. Eles aceleram a oxidação, causando seu escurecimento.

Também há o risco de dano físico na peça. Imagine a prática de vôlei ou basquete com uma pulseira ou corrente, ou até mesmo uma corrida solo ou malhação. As peças não aguentam pressão física, impactos e balanço. Elas não foram feitas para isso.

E por fim, há o risco de lesão, principalmente com brincos e piercings. Se houver contato com outro esportista e um brinco enroscar nele, poderá machucar a usuária. Portanto, nós não recomendamos usar suas semijoias durante a prática de esportes. 

Cuidado Com Atritos Com Outras Superfícies

O atrito é um dos grandes inimigos de peças delicadas e brilhantes e, muitas vezes, pode ocorrer em situações comuns, que fazem parte da nossa rotina. Por exemplo: ao lavar a louça, ao mexer com pedras ou areia ou em uma simples caminhada na praia.

Por isso, sempre tire as semijoias ao lavar a louça ou manusear alguma superfície dura. E no caso da praia, o vento leva os grãos de areia até as nossas mãos ou nas peças. E ao manuseá-las, causamos riscos sem perceber.

Esses pequenos cuidados com peças banhadas a ouro somados ajudam a aumentar muito o brilho e a vida útil das peças. 

Guarde As Peças Com Capricho

Depois de um dia cansativo, ao chegar em casa, muitas vezes, tiramos as peças e deixamos no porta-joias, todas misturadas ou mesmo sobre algum móvel. E nesse ato simples reside um mau uso das semijoias, e um dos grandes riscos para a integridade delas.

Ao armazenar com outras peças de metal e pedrarias, pode haver três tipos principais de danos: elas podem entrar em contato entre si, riscando a superfície ou causando um micro lixamento e a consequente perda do brilho.

Também podem se emaranhar (no caso das correntes), causando riscos no banho, amassamento de elos e hastes, queda de pedras e detalhes da cravejação ou até mesmo a quebra da peça. 

Ou ainda, se ficarem expostas ao sol, umidade e/ou resíduos de poeira, podem perder a intensidade das cores, acumular resíduos nos cantinhos e detalhes, além de sofrer oxidação prematura.

Para evitar essas situações, devemos guardar as semijoias em um local adequado: um porta-joias com nichos únicos, protegido do sol e da umidade, separada de perfumes e cremes. E para organizar, sugerimos separar por categorias e tipos. 

Se você tem várias peças e precisa usar cada nicho para mais de uma peça, use saquinhos de tecido para separar as peças maiores e as correntes. O armazenamento correto é fundamental para manter o brilho e beleza das peças.

A forma que você guarda suas semijoias é um fator importante para que elas continuem bonitas e com brilho intenso por muito mais tempo. Se forem armazenadas incorretamente, podem parecer velhas e desgastadas, mesmo com pouquíssimo uso.  

Evite Quedas

Um fator de danos frequentes às semijoias são as quedas, principalmente para peças compostas, com pedrarias, franjas e hastes. Dependendo da altura da queda, pode haver a queda das zircônias ou pedras, que são coladas no corpo principal.

Outro dano potencial e, talvez, o mais grave é a quebra ou amassamento de adornos, ou de elos em colares e pulseiras, que pode até inviabilizar o conserto da peça.

E mesmo que o conserto seja possível, é importante estar atento para o tempo de reposição. Como há uma grande variedade de modelos e designs atrelados a coleções, várias partes precisam ser fabricadas novamente, demandando tempos mais longos.

Use Flanela Para Limpeza

A flanela mágica é a sua principal aliada nos cuidados com suas semi joias. Ela é preparada especialmente para limpeza de artigos de joalheria, deixando suas peças com aspecto de novas!

A flanela é indicada para aquela limpeza mais frequente e rápida, para eliminar resíduos mais leves. O procedimento é simples: esfregue a flanela mágica na peça até recuperar o brilho, sempre a seco. Nunca molhe a flanela mágica!

E mesmo que a peça não esteja com escurecimento ou sujeira aparentes, recomendamos fazer o polimento com a flanela mágica para ressaltar o brilho. Se você não tiver a flanela mágica em mãos, peça uma na Atina

Evite uso de materiais abrasivos, como esponjas e alguns tipos de panos, pois, ao usá-los, é possível que ocorra um lixamento da superfície da peça e, consequentemente, a perda de brilho com danos no revestimento.

Quais Os Cuidados Com Semijoias No Verão?

cuidados-com-semi-joias-verao

Os cuidados com suas semi joias durante o verão, de modo geral, são o resumo do que escrevemos até aqui, pois, é um período que reúne várias situações. Sobretudo, o uso mais frequente de protetores solares.

Assim como a orientação para cremes e cosméticos, em geral, recomendamos que as peças sejam colocadas somente após aplicar o protetor. Espere-o secar na pele para evitar acúmulo de resíduos e danos ao banho.

No caso do mar e piscina, os principais cuidados estão em evitar água salgada e cloro, além da aplicação de cremes e protetores em cima das semijoias.

Talvez, uma das maiores diferenças, em relação aos cuidados, esteja na necessidade de limpar as peças com mais frequência, por um motivo principal: elas são usadas em contato direto com a pele, ao contrário do inverno, em que elas ficam sobre as roupas.

Conclusão

Nós acreditamos que, entre as dicas de cuidados com joias, as principais ideias demonstradas nesse artigo são a necessidade de limpar suas peças, e evitar usá-las em situações que podem comprometer a integridade física.

Esses pedacinhos de autoestima e felicidade têm um poder de realização enorme, concentrado em pequenos corpos metálicos e delicadas pedras semipreciosas. Então, trate suas semijoias com carinho, para usá-las muito e sentir-se poderosa!

2 Comments

  1. bom dia

    gostaria de um orçamento e mais opções
    poderia me responder no whats app
    11 993353336

    obrigada

    1. Boa tarde Márcia, tudo bem?
      Vamos te chamar via Whatsapp.

      Obrigado pelo contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *