Entenda O Que É Joia Cravejada E Como É Feita

Joia Cravejada

A joia cravejada é uma peça que esbanja luxo, sofisticação e exclusividade. Tudo isso em razão do seu processo de cravejamento, que é uma verdadeira arte e requer muita destreza, habilidade e precisão. 

Isso porque, é necessário muito cuidado ao posicionar cada gema no formato desejado, deixando-a equilibrada e simétrica, formando, assim, uma peça belíssima, de alta qualidade e totalmente fixada.  

Quer entender como uma joia cravejada é feita e como mantê-la sempre bonita e conservada? Vem com a gente!

O Que É Uma Joia Cravejada?

A joia cravejada é um modelo de joalheria composta por uma pedra semipreciosa ou uma gema preciosa. A palavra cravejada está associada ao método usado para fazer a fixação da pedra na superfície da peça.

Esse processo de cravejamento pode ser feito em brincos, pulseiras, anéis, colares, etc. Além disso, é possível ainda usar os mais diversos tipos de pedras, como diamantes, esmeraldas, pérola, cristal, turmalina e por aí vai. 

Quais Os Tipos De Cravação?

Ao comprar uma joia cravejada, certamente, você nem imagina que há diferentes tipos de cravação, não é mesmo? Entre os principais estão a cravação em garras ou grifos, criação inglesa, embutida e pavê.

Entenda mais sobre cada uma delas!

Garras Ou Grifos

A cravação em garras ou grifos é aquela que utiliza pequenas garras de metal, inseridas ao redor da gema para fixá-la no lugar exato. 

Nesse sentido, há garras com três, quatro, cinco ou mais ponteiros. A vantagem desse método é que a pedra fica exposta, ganhando destaque na composição, além de possibilitar que as luzes realçam ainda mais o seu brilho. 

Cravação Inglesa

A joia cravejada também pode passar por um método chamado cravação inglesa. Nesse método, vários pequenos grãos de metal são soldados na peça, criando, assim, uma superfície texturizada.

Para você entender, as peças são inseridas nos espaços entre os grãos, sendo, assim, seguradas por eles. Geralmente, a cravação inglesa é usada na composição de colares, pulseiras e brincos.

Embutida Ou Bigodinho

A cravação embutida, chamada de bigodinho, é um método onde as pedras são posicionadas em cavidades feitas na estrutura da peça. 

Diferente de outras técnicas, a embutida permite que as gemas fiquem totalmente niveladas ou um pouco abaixo da superfície da joia cravejada.

Pavê

A cravação de pavê é um método onde as gemas são fixadas uma ao lado da outra por pequenas estruturas de metal, que as separam de maneira individual. 

Nesse sentido, esse tipo de cravação cria uma superfície com uma ideia de continuidade, sendo muito usado em anéis e pulseiras.

Como As Joias Cravejadas São Criadas?

As joias cravejadas passam por um longo processo para a sua concepção. O primeiro passo está relacionado com o seu design, ou seja, à composição do seu desenho e estética.

Depois disso, acontece a seleção das gemas, com base em diferentes aspectos, como corte, tipo da pedra, tamanho, qualidade e tonalidade.

Uma vez escolhida, inicia-se a preparação da joia cravejada, com a criação da sua estrutura e dos metais que serão usados para que o modelo seja moldado de acordo com o desejo.

A etapa seguinte refere-se ao cravejamento, que pode ser feito de diferentes formas, como cravação em garras ou grifos, cravação inglesa, embutida e pavê, como explicamos no tópico anterior.

Contudo, o método mais usado no processo para a criação de uma joia cravejada é a cravação em garras, onde elas são posicionadas ao redor da pedra para fixá-la. 

Em seguida, é feito o acabamento da peça, que envolve o seu polimento para deixá-la ainda mais brilhante e lisa, além de pequenos ajustes em sua estrutura. Há ainda as etapas de verificação de qualidade para analisar a peça de maneira minuciosa. 

A última etapa envolve a aplicação de revestimentos para garantir a sua proteção. 

Qual A Importância Das Joias Bem Ajustadas?

Para comprar joias cravejadas, é preciso escolher sempre aquelas que tenham um bom ajuste.

Isso porque, uma peça bem ajustada é mais confortável, caso contrário, ela pode gerar desconforto, irritação ou até mesmo ferimentos na pele. 

Como Saber Que Uma Joia Cravejada É De Qualidade?

Na hora investir em uma joia cravejada, a qualidade da peça é fundamental. Sendo assim, analise, por exemplo, a gema usada. Lembre-se que pedras de qualidade têm cores vivas e mais intensas, além de terem cortes proporcionais. 

Observe também o metal usado, pois ele influencia diretamente na qualidade da peça. Materiais de baixa qualidade perdem o brilho e mudam de cor rapidamente. 

Não se esqueça de prestar atenção na sua cravação. As gemas precisam estar fixadas de maneira correta, sem folgas ou movimentos excessivos. 

Além disso, as garras devem estar bem alinhadas e niveladas, ou seja, elas não podem ficar muito altas ou muito baixas em relação à superfície da peça.

Não deixe de analisar o acabamento da joia cravejada. Sendo assim, as bordas e superfícies precisam ser suaves e bem polidas. 

Como Limpar E Conservar As Joias De Maneira Adequada?

Para conservar a sua joia cravejada, é importante ter um armazenamento adequado. Por isso, guarde as peças em local limpo e seco, como um porta-joias ou saquinhos de tecido individuais, por exemplo. 

Não permita que as joias cravejadas fiquem em contato com substâncias químicas, como perfumes, cremes, produtos de limpeza doméstica, etc, pois elas podem danificá-las. 

Faça também uma limpeza regular para a retirada de resíduos. Use água morna, sabão neutro e escova de cerdas macias. 

Evite exposição prolongada à umidade, como atividades que envolvam muita água, como nadar, tomar banho ou lavar louça. Isso porque, a umidade pode danificar a estrutura e também a pedra, causando também a descoloração ou oxidação do metal. Fique de olho!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é uma joia cervejada, como ela é feita e como conservar as suas peças, lembre-se sempre de investir em peças de qualidade.

Na hora de comprar a sua joia cravejada, seu lugar é na Atina Joias, uma loja que conta com um portfólio completo das mais lindas peças para todos os gostos. Você vai amar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *