Os acessórios com pedras preciosas são lindos, requintados, e tornam os looks ainda mais lindos.
E podem ser encontrados em uma vasta variedade de cores, tonalidades e formatos, dependendo do tipo de pedra: azul, rosa, verde, vermelho, roxo, laranja, cristal, entre outros.
Aliás, falando de pedras preciosas e semipreciosas, provavelmente surgiram várias dúvidas, certo? Quais são os nomes de pedras preciosas? Há pedras preciosas brasileiras? Quais são as pedras valiosas e quais têm menos valor?
Encontra na Atina Joias:
O Que São Pedras Preciosas?
As pedras (também chamadas de gemas) são usadas há muito tempo, com várias funções ao longo do tempo. Provavelmente, no Ocidente elas foram categorizadas como “Preciosas” e “Semipreciosas”.
As primeiras eram mais raras e valiosas, usadas no meio eclesiástico, para fins cerimoniais e/ou devocionais. Conforme as fontes consultadas, poucas gemas são consideradas preciosas: diamante, rubi, esmeralda e safira.
Porém, é importante relembrar que o uso do termo “Preciosa” e “Semipreciosa” está em desuso pelas suas ambiguidades. Atualmente, recomenda-se o uso da terminologia “gema”.
O Que São Pedras Semipreciosas?
Ainda que a terminologia seja alterada, conforme falamos acima, pode-se considerar (com o argumento aberto a contestações) dois grupos de pedras semipreciosas:
1 – Algumas gemas de menor valor agregado e significado histórico, podem ser encontradas na natureza com mais facilidade;
2 – As gemas sintéticas, produzidas em laboratório, em escala industrial. São peças que mantêm qualidades estéticas semelhantes às suas equivalentes naturais, compostas por material natural e sintético ou apenas sintético.
Quais As Gemas Existentes?
Há uma grande variedade de tipos de gemas na natureza, formadas em condições específicas durante milhões de anos. Inclusive, a localização de cada tipo de gema depende das características geológicas de cada região.
No Brasil, são conhecidos mais de 80 tipos de gemas, exploradas em vários pontos do território. No entanto, vamos falar das 6 gemas que estão entre as pedras preciosas raras.
Diamante
Provavelmente é a gema maia conhecida em todo mundo. Sua beleza, resistência e dureza tornam o diamante uma das pedras mais cobiçadas para anéis de casamento – e mais caras.
Sua beleza faz jus à fama: as gemas mais conhecidas são incolores, com nuances amarelas, azuis e verdes.
No mercado de semijoias e parte do mercado joalheiro, a Zircônia sintética substitui o diamante na montagem das peças. Ela é uma gema criada em laboratório, comercializada com um valor agregado bem mais acessível.
Safira
Segundo indicação das fontes consultadas, o nome “Safira” foi originado do árabe e significa “pedra preciosa”, um nome, sem dúvida, assertivo. Ela pode ser encontrada na natureza em várias tonalidades, como azul e rosa.
E assim como o diamante, há pedras sintéticas que possuem características estéticas semelhantes à safira, produzidas em laboratório. Na Atina, temos várias semijoias com safira rosa sintética. Elas são lindas e delicadas!
Além das características físicas e estéticas, atribui-se à safira o poder de ajudar no equilíbrio, concentração e fortalecimento da mente. Também é chamada de guardião do amor eterno, é sinônimo de realeza.
Rubi
Em seu estado natural, o rubi é uma das pedras mais desejadas, devido a sua raridade, beleza singular e alto valor de mercado.
Segundo informações de especialistas, as gemas mais valiosas vêm de alguns países asiáticos e africanos, como China, Índia, Vietnã e Quênia, assim como da Rússia.
No entanto, quando falamos de joalheria com preços mais acessíveis e semijoias, as gemas usadas são, em sua maioria, sintéticas. Elas chegam a características estéticas bastante semelhantes à gema natural.
Além da beleza e características físicas, são atribuídas a rubi várias propriedades energéticas.
Ela é considerada a pedra da vitória, relacionada com o aumento da capacidade de fortalecimento individual, liderança e coragem, além de ser ligada ao sucesso.
Esmeralda
A esmeralda é a Deusa de todas as pedras! Seus tons de verde chamam atenção no look pela elegância, beleza e nunca sai de moda. Com ela, é possível compor looks de destaque para diversas ocasiões.
Anéis, colares, piercings e pulseiras podem ser usados sozinhos ou com outras peças, dependendo das roupas e do momento.
Afinal, a esmeralda pode estar em peças mais clássicas, como as riveiras ou peças menores e mais discretas, como os colares tipo “gota”, ou brincos pontos de luz. Ela sempre será uma ótima opção!
A esmeralda tem vibração energética positiva intensa, com propriedades calmantes que ajudam a manter o equilíbrio físico e emocional, e a vitalidade do espírito.
É uma pedra de inspiração que traz união, amor e abre caminhos para conexão com a energia superior.
Além disso, ela está associada ao poder de aumentar a atração de boa sorte, prosperidade, estabilidade financeira, riquezas e amor, já que sintoniza com a frequência da abundância. Ou seja, é uma pedra completa, cheia de inspiração!
Granada
O grupo de gemas denominado granada é conhecido há muito tempo, inclusive com citações em trechos bíblicos relativos à Arca de Noé. Elas podem ser encontradas na natureza em várias cores, como tons de vermelho, verde, amarelo, laranja e castanho.
Entre as gemas do grupo estão a Piropo, Rodolita, Almandina, Andradita, entre outras. Elas são extraídas em países da África, Brasil, Índia e Austrália e, assim como outras gemas, têm vários efeitos terapêuticos relacionados.
Acredita-se que ela estimula o vigor físico, ajuda a curar alguns tipos de doenças, e proporciona benefícios psíquicos, sobretudo em épocas de dificuldades ou diante de grandes desafios.
Além disso, as gemas de tons avermelhados estão bastante relacionadas ao amor e ao romantismo, por sua cor intensa e beleza única.
Turmalina
Essa é uma pedra e uma das pedras preciosas brasileiras mais conhecidas. É muito usada na produção de semijoias, principalmente as turmalinas sintéticas, que imitam as gemas de origem mineral.
Na Atina, temos as duas variantes mais procuradas: a turmalina paraíba e a cristal.
A primeira tem um tom esverdeado, com variações entre opaco e brilho vítreo. E a segunda é incolor e transparente, e uma opção excelente para combinar com looks variados.
Uma curiosidade: a turmalina não é apenas um tipo ou cor de pedra. É um grupo de gemas que contém mais de 10 variantes, sendo encontradas em diversos tons, como preta, verde, incolor, rosa, rubelita, entre outras.
Além das propriedades físicas e estéticas, as turmalinas também são atribuídas às propriedades energéticas: cura espiritual, fortalecimento de energias positivas, proteção contra energias negativas, além do fortalecimento da ligação com o “Eu” superior.
Essas pedras preciosas são consideradas excelentes amuletos de proteção.
Qual O Significado Das Pedras Preciosas?
Atribuir um significado a cada tipo de pedra preciosa ou semipreciosa é algo muito particular e, assim, deve ser considerado.
Acessórios com essas gemas, principalmente, como adornos estéticos influenciam positivamente na sua autoestima? Então use-as dessa forma!
Agora, se, por outro lado, você acredita nas propriedades energéticas dessas pedras, faça um ótimo uso delas com essa perspectiva.
E aqui vai uma dica de ouro: como você não vai usar todas as pedras em cada vez, tenha acessórios com tipos variados de gemas.
Na Atina, temos brincos com turmalina, cristal, esmeralda, safira, citrino, rubelita, entre outras. Portanto, monte seus looks contemplando e combinando as propriedades das pedras preciosas para cada tipo de desafio ou ocasião.
E fique ainda mais linda e poderosa!
Conclusão
Gostou deste conteúdo preparado com muito carinho para você sobre pedras preciosas?
A Atina ama joias e semijoias e, por isso, gosta de compartilhar conhecimento, inclusive, para lhe ajudar a criar composições com muito mais estilo e personalidade.
Neste post, em especial, comentamos sobre as propriedades de 6 pedras preciosas e seus significados estéticos e energéticos. Abordamos um pouquinho desse vasto universo. Se você quiser saber mais, ou tiver sugestões, manda para a gente!
[…] fluído, em cada movimento feito. Na Atina, temos modelos dourados banhados em ouro 18k, com pedras, e peças em prata 925. E vou dizer: fica um […]